quinta-feira, 5 de novembro de 2009

O pedagogo em ambientes não-escolares

O pedagogo em ambientes não-escolares. Ruan Linconl Pires Barriga. Acadêmico de Pedagogia (UEAP). Macapá/AP


A sociedade se auto-organiza dentro dos papéis sociais diversos e nesse contexto as profissões encontram novos caminhos e meios de atuarem. A pedagogia, ciência antes restrita as escolas, avança como ciência que é capaz de analisar e propor alternativas diferenciadas de potencialização de saberes, posto que hoje o mercado de trabalho procura por profissionais que além de executar suas tarefas normais possam também lidar com o dinamismo das situações cotidianas das empresas. A referenciada pesquisa tenta: investigar em empresas privadas e ONG’s, os pedagogos que atuam nestas, que atividades eles exercem e a definição do perfil do profissional que atua nestas áreas. O perfil do pedagogo que foi definido através dos resultados foi: flexibilidade em suas ações; conhecimento e experiências relativos à gestão participativa; competência e habilidade na busca de soluções para os impasses enfrentados, com compreensão do processo histórico, social, administrativo e operacional em que está inserido; comprometimento e envolvimento com o trabalho; ter preparo para administrar conflitos; zelar pelo bom relacionamento interpessoal; gostar de trabalhar com pessoas; comunicação eficaz; conhecimento de princípios de educação popular; ter competência e habilidade para planejar, organizar, liderar, monitorar, empreender. É necessário que os ambientes de formação de profissionais da educação levem em consideração estes aspectos, pois eles são bases, não só para a formação dos pedagogos, mas para um profissional compromissado com uma visão mais humanística dentro do mercado de trabalho.
Apoio: UEAP

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